quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Odyssey 100

   
   Em 1966 Ralph Baer recebeu a missão de criar a melhor televisão do mundo, ai ele planejou criar uma televisão interativa com jogos, mas acabou não dando certo. Passou um tempo com a ideia parada, até que em 1971 a Magnavox comprou o projeto de Ralph e começa a desenvolver o Odyssey 100, o primeiro videogame para ser conectado à TV.

   Era composto de gigantes placas de circuito impresso externas que podiam mudar a posição dos dois quadrados brancos onde eram gravados os jogos. Os jogadores do Odyssey 100 também poderiam utilizar um rifle opcional (semelhante às pistolas que temos hoje no Playstation ou no Dreamcast, para uso com jogos de tiro). Com isso chegou-se ao Brown Box, um console com controles externos e com capacidade para dez jogos que foi patenteado.

   Então, Baer passou 1969 mostrando seu projeto para grandes empresas de televisão, como a General Electric e a Zenith. Quem mostrou interesse foi a Magnavox, que se tornou a distribuidora exclusiva da tecnologia do Brown Box. Entre 1970 e 1972, Baer e a companhia trabalharam para desenvolver o que seria o Odyssey, lançado em meados de maio de 1972 por US$ 100 (US$ 480 se corrigidos com a inflação do período).


   Os consumidores se interessaram pelo novo produto, mas erros de marketing trouxeram problemas imediatos. Pelo fato de o Odyssey ser vendidos em lojas da Magnavox e demonstrado ligado a TV dessa marca, havia a percepcão errônea de que o console funcionava somente com televisores da Magnavox. Sem os rápidos métodos de comunicação que se dispõe hoje, a companhia não conseguiu sanar o erro. Mesmo abaixando o preço para US$ 75, as vendas não subiram e, no final, o Odyssey vendeu 100 mil unidades.

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