domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lets Play Mario bros 8bit

   Ai pessoal, tudo beleza?
   Hoje sem muito o que fazer fiz um game play de Mario Bros do nintendinho. Eu joguei (pela primeira vez) ele emulado no PC e fiz o upload no youtube,  se puderem dar uma olhadinha la eu agradeço, agradeço também o jóinha aproveitando também para divulgar o canal no youtube, que é bem simples sem muita (ou nenhuma) produção, mas tem algum material que pode ser aproveitado









Assista também o Speed Run, este não foi feito por mim.

Link da Playlist Speed Runs

Speed Srun Mario Bros


Tody

    Historia
 

O Toad original, de colete azul, chapeu branco e manchas vermelhas(como é mostrado na série de desenho animado). É representado por ser um servo e um escudeiro da Princesa; além de fazer várias outras tarefas, é mais comum encontrá-lo vigiando o interior do castelo. Apesar desta diferença, os Toads devem ser encarados como uma raça distinta do Mushroom Kingdom, e deve ser levado em consideração que eles (e elas) podem não só ser servos (como o original), mas sim viver normalmente, com rotinas, família, deveres, etc. (o manual do jogo Paper Mario refere-se aos Toads como um "povo cogumelo").

O nome Toad pode derivar tanto de toadstool (literalmente "cogumelo") como toady ("servo leal").

O personagem Toad é o tratador da Princesa Peach e protetor do Reino Cogumelo. É um personagem singular em uma espécie de seres semelhantes (assim como Yoshi). Ele já fez muitas aparições nos principais jogos da série Mario, mas ultimamente tem sido reduzido a um personagem jogável apenas nos títulos spin-off, enquanto Toadsworth retomou muitas das suas funçõs anteriores.


Diferenciamento

Toad é tanto um personagem único quanto um nome genérico que se refere a toda uma raça que habita o Mushroom Kingdom. Como definido nos jogos atuais, além dos Toads originais (de colete azul e com pintinhas vermelhas na cabeça), existem também:
Toads diferentes: como se fossem outros Toads e não o mesmo (não somente mudando a roupa e vestimenta, mas também a aparência, o modo de pensar etc.); existem os Toads com coletes diferentes e não iguais, como vermelhos, amarelos verdes e rosas e transparente (supostamente mulheres com roupas transparente) e também outros com mais acessórios e coisas, como pode ser visto em Mario Party Advance, Super Mario Sunshine e Mario Superstar Baseball.
Toads femininas (com destaque para Toadette): Toads de sexo oposto (que necessariamente não precisam ser como Toadette, visto que Toad também tem outras variações), como pode ser encontrado em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars,Paper Mario etc.
Toads de diferentes idades: como Toadsworth e alguns personagens de Mario Party Advance, que já têm idade avançada, ou também alguns personagens em Paper Mario.


Curiosidades

Ao contrário do que muita gente pensa, o cogumelo em cima da cabeça do Toad não é parte de sua anatomia, mas um chapéu que o Toad usa. Isso pode ser percebido em The Super Mario Bros. Super Show!, onde o Toad retira o cogumelo da sua cabeça. Nesta mesma cena, percebe-se que o Toad é careca, é possui apenas 3 fios de cabelo na sua cabeça. Em Mario Smash Football (ou Super Mario Strikers), também é possível perceber que trata-se de um chapéu, pois ao comemorar a vitória dos Toads, o chapéu do cai em frente aos seus olhos.

Principais cidades de Mario

Reino do Cogumelo é o local onde se passa a maioria dos video games do personagem Mario.

Supostamente um reino, seu real chefe de estado é uma figura nunca vista nos games, por isso informalmente a Princesa Peach Toadstool é considerada como tal. Em Super Mario RPG, um chanceler é o chefe de governo. A capital, de acordo com Paper Mario, é Toad Town. Mushroom Kingdom é habitado por Koopa Troopas, Goombas e Boos, mas, principalmente,pela raça de cogumelos humanóides, os Toad.
O Mushroom Kingdom é vizinho do BeanBean Kingdom.


BeanBean Kingdom

 
É o reino vizinho ao Mushroom Kingdom, local onde acontece toda a história do jogo: Mario&Luigi: Superstar Saga o único onde aparece. Seu governante é a Queen Bean, que conta com a ajuda de sua fiel companheira Lady Lima e de seu filho, o Prince Peasley.

A capital, de acordo com o jogo é BeanBean Outskirts, sendo a maior área do reino, onde abriga o BeanBean Castle.

O reino é dividido em 11 áreas:
  • Stardust Fields(a 1ª área do reino)
  • HooHoo Mountain(dividido em HooHoo Village, HooHoo Mountain e HooHoo Mountain Base)
  • Guffawha Ruins(Só pode ser acessada uma vez)
  • BeanBean Outskirts(compreende o BeanBean International Airport)
  • Chucklehuck Woods
  • Teehee Valley
  • Oho Ocean
  • BeanBean Castle
  • Joke's End(um palácio de gelo)
  • Bowser's Castle
  • Little Fungitown(pequena comunidade do Mushroom Kingdom)

Pra facilitar as viagens pelo reino, existem os green pipes, que funcionam como transportador por 9 áreas.

Existem também os yellow pipes que transportam as pessoas para o fundo do Ocean.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os filhos de Bowser Koopa

Os Koopa Kid, ou Koopalings, (também chamados de Koopalinhos no Brasil nos desenhos animados) é o nome dado aos filhos de Bowser Koopa, arquiinimigo de Mario na série da Nintendo. Em Super Mario Bros., os Bowser Falsos eram usados. Em Super Mario Bros. Eles fizeram sua primeira aparição.Os tradutores americanos batizaram-os a partir de celebridades.

No desenho animado, para não pagar royalties, os Koopa Kids foram rebatizados.


Os sete originais
Ludwig von Koopa

 
Ludwig von Koopa é o Koopaling mais velho, muito inteligente, Ludwig é como o segundo "comandante" depois de Bowser. Bem criativo, Ludwig mostra muito ganancioso pelo poder de ser um vilão mais malvado que Bowser. Seu nome foi inspirado no alemão pianista e compositor Ludwig van Beethoven. Na série animada é chamado de Kooky Von Koopa.É muito vaidoso e se auto-denomina gênio do mal. Seu mundo de conquistar é o mundo das Nuvens. Seu cabelo é azul cobalto, com exceção em Super Mario Bros. Onde seu cabelo é cinza.


Lemmy Koopa

 
Lemmy Koopa é o segundo Koopaling mais velho e tem cabelo punk colorido e olhos tontos. Seu nome foi baseado em Lemmy Kilmister. É chamado de Hip Koopa no desenho animado.Anda se equilibrando numa bola e é irmão gêmeo de Hop Koopa nos desenhos The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World. Seu cabelo é colorido. Seu mundo de conquistar é o mundo dos campos.


Roy Koopa

 
Por usar óculos escuros, Roy teve inspiração em Roy Orbison. No desenho, chama-se Bully Koopa (que significa "Koopa Valentão"). Ele é forte, mas muito burro. Roy não tem cabelo e quer conquistar o mundo do deserto.


Iggy Koopa

 
Iggy Koopa foi batizado a partir de Iggy Pop. No desenho, seu nome é Hop Koopa, e é irmão gêmeo de Hip Koopa, fazendo um jogo de palavras com a música "Hip-Hop". Ele usa óculos e é bem esperto, rápido e poderoso, mas não tanto quanto Ludwig Von Koopa.Seu cabelo é verde, porém no desenho animado é igual a de Lemmy.Iggy quer conquistar o mundo da Floresta


Wendy O. Koopa

 
Wendy O. Koopa é a única Koopaling fêmea. Seu nome é uma homenagem a Wendy O. Williams, do grupo Plasmatics. No desenho, seu nome é Kootie Pie Koopa (algo como "tortinha","doçura" ou "belezinha"). A mais mimada dos Koopalings. Assim como Roy, ela não tem cabelo, apenas um acessório rosa. Ela sonha em conquistar o mundo do gelo


Morton Koopa Jr.

 
O nome Morton Koopa Jr. vem de um talk show, Morton Downey, Jr., e seu visual é inspirado em Paul Stanley, do Kiss. Ele quer conquistar o mundo das montanhas, No desenho animado, é chamado de Big Mouth Koopa ("Koopa Bocão"). Tem esse nome porque fala demais. Tem apenas três fios de cabelos acinzentados


Larry Koopa

 
Larry Koopa é o caçula e menos poderoso dos Koopalings. Seu nome é baseado no apresentador de talk shows Larry King.Larry deseja conquistar o mundo da água No desenho, ele é chamado Cheatsy ("trapaceiro"). Seu cabelo é bonito e azul claro

Ganondorf

Ganondorf, ou Ganon para os mais íntimos, é o terrível vilão da série The Legend of Zelda. Ele também é o rei dos Gerudos, uma raça de ladrões do deserto que só recebe alguém do sexo masculino a cada 100 anos. Este ser, de aparência assustadora e megalomaníaca, está sempre em busca do poder da Triforce, artefato sagrado criado pelas deusas Din, Farore e Nayru logo após a criação de Hyrule, e que concede poderes inimagináveis ao seu possuidor.
O líder supremo dos Gerudos


Também conhecido como rei da escuridão, Ganondorf surge inicialmente nas histórias de Ocarina of Time. Aqui o vilão, até então somente líder dos Gerudos, costumava visitar o castelo de Hyrule representando o seu povo e mostrando uma falsa fidelidade ao Rei. Porém, sua aparência obscura e espírito ganancioso não transmitiam confiança à Princesa Zelda, que previa um acontecimento amaldiçoado com base nos seus sonhos, os mesmos de Link, e que prenunciava toda a onda de acontecimentos futuros na história do jogo.

Assim que Link aprende a Song of Time, que tem o poder de abrir a Door of Time e acessar o Reino Sagrado (Sacred Realm), Ganondorf se aproveita do momento para dar uma investida ao ver aberto o Temple of Time - o último dos redutos templais até então e que guarda a Master Sword e a Triforce. Diante dos poderes deste triângulo do poder, é sabido, e altamente recomendado, que ela nunca seja tocada por entidades ruins.



Contudo, o selo finalmente é quebrado por Ganondorf, que, não desperdiçando a oportunidade de realizar seus planos, tenta roubar a Triforce. Mas ele nao contava com um detalhe, a de que o artefato sagrado também tem o seu poder de escolha e recusa a se entregar por completo a ele. Desta forma, Ganondorf acaba absorvendo somente uma das três partes da Triforce, a do poder. Já as outras partes, a da coragem e a da sabedoria, ficam com Link e a princesa Zelda, respectivamente.



Épica batalha entre Link e Ganondorf na Spaceworld 2000, revelando um possível futuro da franquia.

Características do personagem de número 101


Visual cartunesco em Wind Waker
O nome Ganon também foi muito utilizado para se referir a sua forma de besta, uma espécie que renasceu das origens de Demise, em The Legend of Zelda: Skyward Sword. Em meio a todos esses eventos, podemos ver em Ganondorf, um espirito maligno e destruidor. Sua sede pelo poder e a forma como ele espalhou o caos e o sofrimento construíram sua característica mais alta.


Carregado de uma elevada maldade e ira, somado ao poder da Triforce, posteriormente, o resultado não poderia ser diferente: tudo culminaria na transformação de um demônio enorme com aparência de porco e força sobre humana, o suficiente para espalhar o caos por toda a Hyrule. Mas Link e Zelda estiveram lá para impedí-lo de cometer seus planos futuros e, após muitos esforços, conseguir lacrá-lo dentro do Dark World.
Mas o camarada sempre volta e marca presença em diversos outros games da franquia, fugindo do Dark World, influenciando outros vilões, transformando-os em marionetes e até mesmo sendo ressuscitado por seus fiéis servos, como aconteceu em Oracle of Ages/Seasons.





Ganondorf também é tido como um dos lutadores mais experientes na série Smash Bros., possuindo um grande porte físico, bastante atlético, mas um pouco pesado, e, por esta razão, um pouco lento em seus movimentos. Por outro lado, ele guarda consigo uma das mais poderosas forças e concentração de ataque de todo o jogo, ficando a par de Captain Falcon.






Ganondorf e Link tirando um "contra" em Super Smash Bros. Brawl.

Link


A criação

Link é mais um dos personagens icônicos do mundo dos games criados pelo mestre Shigeru Miyamoto. A sua idéia inicial era a de criar um herói com o qual os jogadores pudessem se identificar, já que ele sempre começa como um garoto ou um jovem comum, sem nenhum poder ou habilidade especial. Também de acordo com Miyamoto, o mundo de The Legend of Zelda foi criado a partir de inspirações de suas próprias aventuras quando criança. Será então que o personagem foi inspirado no próprio Miyamoto? Vejamos a semelhança:




Praticamente idênticos…
Certamente podemos descartar essa hipótese.

Inicialmente, Miyamoto tinha a intenção de dar ao protagonista de The Legend of Zelda o nome de “Chirs” ou “Christo”, em homenagem ao seu avô. Depois, o nome acabou sendo alterado para “Link”, simbolizando a conexão do personagem com o jogador (“link” em inglês significa “elo”). A possibilidade existente em todos os jogos de escolher o nome do protagonista e o fato deste não falar nada são outras escolhas feitas para aumentar a imersão do jogador na pele do personagem.



Quem é Link?


Mesmo existindo várias “encarnações” de Link, identificar um deles não é difícil, graças a muitas características que quase não mudam: cabelos loiros (algumas vezes mais claro, outras mais escuro, tendendo para o castanho), orelhas pontudas (típico da sua descendência Hylian), o fato de não falar nada (só alguns gritos e resmungos) e a sua famosa túnica verde. A idade de Link varia bastante. Na maioria das vezes aparece como criança, mas algumas vezes, o personagem tem uma aparência mais adulta. Curiosamente, Link sempre foi canhoto nos jogos da série, com exceção doTwilight Princess para o Wii. Isto se deve ao fato de que o game do Wii é a versão espelhada do jogo para GameCube. Além disso, a maioria das pessoas seguram o Wii Remote com a mão direita, então fazia mais sentido que Link também segurasse a espada na mão direita. Imagens do próximo jogo para Wii, Skyward Sword, também mostram um Link destro, obviamente pelo mesmo motivo do controle.

Caracterizar Link quanto à sua personalidade não é muito fácil, já que ele nunca fala (com exceção das séries animadas, mas vou falar sobre isso mais adiante). Uma coisa, entretanto, é certa: coragem é o que não lhe falta. Não apenas pelo óbvio motivo de, já desde criança, sair em aventuras épicas lutando contra os monstros mais terríveis, mas também pelo fato de muitas vezes ser o portador da Triforce da Coragem, indicado por uma marca em sua mão direita (sendo que as outras duas, da Sabedoria e do Poder são geralmente portadas por Zelda e Ganondorf, respectivamente). Esta coragem permitiu que Link derrotasse o mal diversas vezes, salvando Hyrule, Termina, ou qualquer outro mundo que precise.

Outra característica importante de Link é a sua incrível habilidade de carregar uma inacreditável quantidade de itens, dos mais variados tamanhos… onde? Nos bolsos? Dentro da touca? Será que ele tem a bolsa da Mary Poppins? Como raios ele carrega aquela Biggoron Sword? Enfim, leva todo esse equipamento sem lhe causar nenhum incômodo. É a mágica dos vídeo games, não é? Muitos dos itens carregados são bem característicos também, como o bumerangue, as bombas, o arco e flecha, o gancho (ou algo equivalente) e, é claro, a famosa espada Master Sword.




As Encarnações e Aparências de Link


pdails placed
The Legend of Zelda (1986 para NES): Primeiro jogo da linhagem, Link era apenas um pequeno ser com poucos pixels.



The Adventure Of Link (1987 para NES): Link continua com poucos pixels nesse jogo. Mas o diferencial desse game é que Link fala!!! Quando ele encontra o espelho em Saria Town, ele diz: “Eu encontrei o espelho debaixo da mesa”. Cool, ham?



A Link to the Past (1991 para SNES): sim, ele parece o ratinho jerry.



Link’s Awakening (1993 para Game Boy e 1996 para GB Color)



Ocarina of Time (1998 Nintendo 64): O jogo mais reconhecido de Link.



Majora’s Maks (2000 Nintendo 64):



Oracle of Ages e Oracle of Seasons(2001 GBC)



Four Swords (2002 GBA): Nesse jogo Link é dividido em 4 versões dele mesmo que devem trabalhar juntos.



The Wind Waker (2002 Game Cube): Esse é o game com a aparência mais diferente que Link já teve. Ele assume um ar meio cômico com olhos grandes e expressões engraçadas.


Four Swords Adventure (2004 Game Cube): Nesse Link aparece novamente com seus amigos.


The Minish Cap (2004 GBA): um jogo levemente esquecido pelo fato de muitos fãs da série estarem esperando ansiosamente o próximo jogo que seria lançado para Game Cube, o Twilight Princess.



Twilight Princess (2006 Game Cube e Wii): Esse é um dos jogos em que Link aparece um pouco mais velho.



Phatom Hourglass (2007, Nintendo DS): Continuação do game Thw Wind Waker.



Spirit Tracks (2009, Nintendo DS): Mais um da série dos olhões.



Skyward Sword (2011, Wii): Nesse game que ainda está por vir, Link parece ter sua aparência adulta novamente.

Princesa Zelda



Zelda é, na série de jogos eletrônicos The Legend of Zelda, da Nintendo, o nome dado às mulheres da família real de Hyrule, que têm o título princesa Zelda (ゼルダ姫, Zeruda-hime) em jogos cronologicamente posteriores a Skyward Sword.

Apesar de estar no título do jogo, o personagem jogável é Link, que geralmente tem como missão resgatar a própria Zelda do vilão do jogo. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time para o Nintendo 64, em um momento ela se transforma em seu alter-ego Sheik, sobrevivente dos Sheikahs, uma raça extinta, para tentar fugir das garras do vilão Ganondorf. Já em The Legend of Zelda: The Wind Waker, a personagem Tetra é a reencarnação da princesa.

Zelda aparece já no primeiro jogo da série The Legend of Zelda, para NES, onde precisa ser salva por Link. Ela se transformou em uma das personagens femininas mais conhecidas dos videogames: assim como Samus Aran, Peach e Daisy, Zelda faz milhares de fãs em todo mundo (até o ator Robin Williams deu o mesmo nome à sua filha).

A princesa de Hyrule é constantemente associada à parte da Triforce equivalente à sabedoria. Ela aparece também em jogos como Super Smash Bros. Melee (Game Cube) e Brawl (Wii). Ela apareceu em quase todos os jogos da série, exceto em Link's Awakening, (em Majora's Mask, ela aparece em uma visão de Link quando ele recupera a ocarina).


Aparições

Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.


The Legend of Zelda: Zelda é a pessoa escolhida pelo destino a ter a triforce da sabedoria. Ganondorf o possuidor da triforce do poder sequestra Zelda a fim de obter as duas outras partes da triforce. Zelda porém divide a triforce da sabedoria em oito partes e espalha por toda a Hyrule. Zelda manda Impa, sua babá procurar alguém que possa ajudá-los. Impa encontra Link que recupera a triforce da sabedoria e derrota Ganon.


Zelda II: The Adventure of Link: O Grande Rei de Hyrule e possuidor da Triforce é morto misteriosamente. Antes de sua morte ele divide a Triforce em três partes (poder, sabedoria e coragem) e revela a localização de uma das partes a Zelda. O Príncipe de Hyrule (irmão de Zelda) e o Grande Mago tentam recuperar as partes e pedem para Zelda revelar o segredo. Ela não revela e adormece em um sono profundo. Como o príncipe não consegue reverter a maldição da irmã, decreta que todas as mulheres da Família Real de Hyrule tivessem o nome de Zelda. Link junta as partes da Triforce e consegue despertar Zelda do seu sono.


The Legend of Zelda: A Link to the Past: Antes dos tempos que se passam no jogo, sete sábios selaram o Rei do Mal no Mundo das Sombras. Anos depois, Agahnim descobre que o selo pode ser quebrado pelos descendentes dos sábios e começa a persegui-los. Um dos descendentes é Zelda que é sequestrada e pede ajuda telepaticamente a Link e seu tio. Link consegue salvá-la, porém ela é sequestrada novamente e enviada para o Mundo das Sombras. Ela só é vista novamente depois que Link derrota o chefe final (Ganon).


The Legend of Zelda: Ocarina of Time: Dessa vez, Zelda tem uma presença maior e sua primeira aparição é ainda criança, quando a Grande Árvore Deku manda Link procurar a Princesa do Destino. Zelda conta para Link sobre Ganondorf e seu planos malígnos e pede ao herói do tempo procurar as três pedras espirituais (Esmeralda Kokiri, Rubi Goron e Safira Zora), a fim de manter protegido o portal do tempo, que só pode ser aberto com as três pedras e a Ocarina do Tempo (que está sendo protegida por Zelda). Após Link coletar as pedras, Zelda é obrigada a fugir do Castelo de Hyrule com Impa, sua ama-seca. Ela dá a Link a Ocarina do Tempo e telepaticamente, ensina-o a Canção do Tempo. Depois que Link abre o portal e fica preso no Reino Sagrado por sete anos, Zelda permanece escondida, agora em seu alter-ego Sheik. Apenas depois que Link desperta os cinco sábios, Sheik se revela sendo Zelda e também um dos sábios (possivelmente Sábia do Tempo), além de revelar ser a possuidora da Triforce da Sabedoria. Ganondorf a sequestra e a aprisiona no seu castelo, até que Link derrota Ganondorf (e sua reencarnação Ganon) e é enviado por ela para o passado.


The Legend of Zelda: Majora's Mask: Zelda faz uma curta aparição em um flashback em que lembra a Link a Canção do Tempo. Essa lembrança ocorre antes de Link partir em busca de Navi. Como não é seguro dizer que Link retorna a Hyrule, ela pode ter se tornado a rainha e estaria esperando o retorno do herói. Mas como o personagem Hero's Shade (Sombra do Herói), de Twilight Princess, foi apresentado como o espírito do Link de Ocarina of Time e Majora's Mask, ela poderia ter reencontrado Link, que continuaria sua busca por Navi no Bosque Perdido, até morrer e se tornar a Sombra do Herói.


The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e The Legend of Zelda: Oracle of Ages: Zelda envia Impa acompanhar Din (Oráculo das Estações) e Nayru (Oráculo das Eras) na sua volta a Hyrule. Impa encontra Link e conta sobre os oráculos e que Zelda foi capturada. Depois que Link derrota Onox e Veran (vilões de Seasons e Ages, respectivamente), ele precisa destruir Twinrova, que são as irmãs bruxas gêmeas Kotake e Koume, que buscam ressuscitar Ganon por meio do sacrifício de Zelda. Depois que Link derrota Ganon, Zelda beija-o no rosto em sinal de gratidão.


The Legend of Zelda: Four Swords e The Legend of Zelda: Four Swords Adventures: Em Four Sword, Zelda e Link vão ao santuário da Four Sword selar o Mago do Vento, Vaati. Porém, o selo é quebrado e Vaati retorna, sequestra Zelda a fim de torná-la sua noiva. Os quatro Links conseguem salvar Zelda e finalmente selar Vaati. Em Four Sword Adventures, Zelda, seis outras donzelas e Link inspecionam o santuário Four Sword, quando Link das Sombras os ataca. As donzelas são raptadas e são salvas pelos quatro Links. Vaati é liberto e Zelda e os Links derrotam-o. Por fim eles tem que derrotar Ganon, que está por trás de tudo.


The Legend of Zelda: The Wind Waker: Logo no início do jogo, Link, um morador da Ilha Outset, vê um pássaro carregando uma garota com um navio pirata perseguindo-os. Após a garota cair na ilha, Link vai atrás dela e descobre que ela é Tetra, a capitã do navio pirata. O mesmo pássaro (conhecido como Rei Helmaroc) sequestra a irmã de Link, Aryll, e Tetra permite que Link vá em seu navio resgatar sua irmã. Tetra deixa Link na Fortaleza Forsaken. Durante a batalha entre Link e Ganondorf, Tetra tenta ajudá-lo, mas é capturada por Ganon que descobre que ela é a última descendente da Princesa Zelda. Depois de serem salvos por Rito e o Príncipe Komali, Zelda se esconde na antiga Hyrule onde é novamente capturada por Ganon. Tetra/Zelda ajuda Link na batalha final disparando flechas de luz em Ganondorf. Após a derrota do Rei do Mal, Tetra e Link vão buscar novas aventuras pelos mares.

Bowser Koopa



O Rei Bowser Koopa, conhecido no Japão como Koopa (クッパ, Kuppa), ou somente Bowser , é o principal vilão do universo Mario, consagrada franquia da Nintendo, e também um dos mais famosos vilões da empresa. Ele é o Rei de todos os Koopas (uma espécie similar a tartarugas super-desenvolvidas) e também o líder da organização criminosa conhecida como Koopa Troop, uma organização composta por diversas criaturas além dos Koopas idêntica à Kremling Krew, a organização de King K. Rool - uma das mais poderosas organizações criminosas de Mushroom World.

Geralmente, Bowser rapta a Princesa Peach, e os irmãos Mario e Luigi rumam para salvá-la. Bowser apareceu nos games pela primeira vez em Super Mario Bros. e continuou como arqui-inimigo de Mario desde então. Suas aparições não foram, entretanto, apenas como vilão. Em alguns jogos Bowser faz o papel humorístico (como em Paper Mario: The Thousand-Year Door) ou até como parte da equipe (como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars e Super Mario Kart). O objetivo de Bowser ao raptar Peach ainda não foi esclarecido, mas alguns jogos afirmam que Bowser tem uma queda por ela, como em Paper Mario, na cena em que Peach lê o diário de Bowser: "Eu espero que ela goste de mim." e em outra cena do Paper Mario existe uma sequência de perguntas e uma delas é "What's the name of the person who King Bowser really loves?"(Qual é o nome da pessoa que o Rei Bowser realmente ama?) e a resposta é "Princess Peach".




Origem do nome

Oficialmente, o nome japonês de Bowser é apenas Koopa (ou Kuppa, provavelmente baseado na lenda japonesa do Kappa). Já nos EUA seu nome foi modificado para Bowser, sendo então Koopa um sobrenome, e também a espécie à qual pertence. Houve um rumor de que Bowser teria o nome Morton, já que um de seus filhos se chama Morton Koopa Jr. Mas se sabe que este é apenas uma alusão a Morton Downey, Jr. (apresentador de talkshow). No Japão, o personagem tem o título de "Grande Rei Demônio" Nos Estados Unidos, o personagem era conhecido como "Bowser, o rei dos Koopa" e "O rei feiticeiro" no primeiro manual de instruções.



Concepção

Bowser foi a criação do designer e produtor da Nintendo Shigeru Miyamoto. Miyamoto tinha imaginado primeiramente Bowser como um boi, baseando-o no Rei Ox do filme da Toei Animation Alakazam, o Grande. No entanto, o designer da Nintendo Takashi Tezuka apontou que o personagem se parecia muito mais como uma tartaruga que um boi. Miyamoto e Tezuka, em seguida, começou a trabalhar em conjunto para definir a aparência de Bowser. Uma vez que o personagem era o líder das tartarugas conhecidas como Koopa Troopas, os dois começaram a basear sua nova aparência a partir desses, criando uma nova ilustração. Em seu projeto final, Miyamoto comentou que ele poderia fazer Bowser um "novo visual cool".



Aparência

Bowser tem a aparência de uma koopa troopa super-desenvolvida, como todos de sua espécie. Além do tamanho, as principais características que o diferencia dos Koopas em geral são seus chifres, cabelo moicano vermelho, o casco com espinhos (assim como sua cauda),as garras e os dentes compridos afiados e amarelos(depois de Super Mario 64,Bowser não teve mais dentes amarelos). Bowser também usa braceletes negros com espinhos nos braços e no pescoço. Apenas os Koopalings e outros Koopa Troopas de Paper Mario possuem esses braceletes e também óculos escuros.



Personalidade

Apesar de temível e mau, Bowser não é um personagem vazio (que faz maldades simplesmente por não gostar do bem). Em determinados casos já aconteceu de ele unir forças a seus inimigos (especificamente Mario Bros.) para o bem de ambos. Ele também demostra carinho e orgulho de seus filhos, como na conversa que teve com Bowser Jr. em Super Mario Sunshine. É demonstrado também nos jogos que Bowser é mais um vilão "carismático" que, através das conversas, demonstra ter um humor sarcástico. É demonstrado também que Bowser não é tão esperto, visto que, algumas vezes, ele mesmo acaba caindo nas suas próprias armadilhas.



Objetivo

Bowser, com sua ganância de poder, tem como aspiração de vida dominar o Reino dos Cogumelos. Para isso ele tem como base de seus planos malignos ter um casamento forçado (tornando-se rei) ou através de uma rendição da princesa Peach. Também é confundido, por parte dos fãs, que Bowser tenha o objetivo de matar Mario. A verdade é que assim que tomasse posse do reino ele escravizaria todos os habitantes nativos, os Toads, e depois faria mudanças no reino para ficar parecido com o seu. Ele também faria com que Mario e seus amigos (Luigi, Yoshi, Toad, Toadette, Todsworth, etc.) sofressem uma pena pelo que fizeram a ele, como por exemplo: ser o palhaço real e/ou ser um servo. A princesa continuaria a ser sua noiva, sem autoridade para impedi-lo. É provável que mario juntamente com seu irmão Luigi negociassem um acordo com Bowser para que fossem libertos em troca de alguma coisa. Bowser também tenta conquistar outras terras do Mundo dos Cogumelos.



Koopalings

Koopalings são os filhos do Bowser, cada um tem um nome baseado em uma personalidade famosa, especialmente em músicos. Apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. Logo depois em Super Mario World, em Yoshi's Safari, Mario & Luigi: Superstar Saga, na plataforma 3-D em New Super Mario Bros. Wii, em New Super Mario Bros. 2 e a mais recente, em New Super Mario Bros. U.

Não se sabe sua origem, já que não há nenhuma conhecida mãe dos Koopalings. Alguns teorizam que os Koopas, assim como os Yoshis, põem seus próprios ovos. Outros teorizam que Bowser é viúvo e que sua mulher pôs os ovos antes de morrer, mas esta teoria é contraposta pelo fato que Baby Bowser já demonstra interesse em Baby Peach, como visto em Mario & Luigi: Partners in Time. Outra teoria considerável é que Bowser fez seus ovos usando magia.


Baby Bowser

Baby Bowser nada mais é que a versão infantil de Bowser, e não deve ser confundido com seu filho, Bowser Jr. Sua primeira aparição foi em Super Mario World 2: Yoshi's Island, onde Kamek the Magikoopa previu que nasceriam dois irmãos que viriam a causar grandes problemas a seu mestre, Bowser. Kamek então tentou raptar os bebês enquanto estes eram levados pela cegonha a seus pais, mas apenas conseguiu raptar Baby Luigi. Baby Mario caiu na Ilha dos Yoshis, que decidiram levar o bebê até seu lar (já que Baby Mario "parece saber para onde quer ir"). A batalha final não é contra Kamek, mas sim contra Baby Bowser, que decide "cavalgar" em Yoshi, mas este o derrota.

Na sequência, em Yoshi's Story, Baby Bowser rouba a Super Happy Tree da Ilha dos Yoshis. Sem ela, a ilha se torna um lugar triste e sem vida, e apenas um grupo de Yoshis recém-nascidos pode resgatá-la.

Baby Bowser encontrou-se com Bowser em Mario & Luigi: Partners in Time. Diferente dos Mario Brothers, eles não se uniram em um time desde o princípio, apenas posteriormente Bowser assumiu sua versão infantil como um aprendiz.


Diferenças entre Baby Bowser e Bowser Jr

Há uma grande confusão por parte dos fãs entre Baby Bowser e Bowser Jr. Isso porque em alguns jogos eles são praticamente idênticos, mas na realidade são personagens muito distintos:Baby Bowser
Usa um lenço branco (exceto em Yoshi's Island)
Não tem chifres (exceto em Mario & Luigi: Partners in Time)
Seus braceletes têm espinhos
É o próprio BowserBowser Jr.
Tem lenço com o desenho de uma boca cheia de dentes afiados(mas no início de Super Mario Bros. ele não usa).
Tem chifres pequenos
Seus braceletes não têm espinhos
É o filho de Bowser.


Outras formas de Bowser

Bowser assim como Mario também possui algumas formas e transformações, veja quais
Dry Bowser

A versão esqueleto de Bowser. Bowser adquiriu essa forma em New Super Mario Bros apos se jogado em uma lava por Mario no World 1, retorna como chefe do castelo comum do World 8 e matéria-prima de um fetiço de Bowser Jr.(já que Kamek não aparece no jogo). Também aparece em Mario Kart Wii como personagem secreto.


Giga Bowser

Giga Bowser é forma final e falha de Bowser. Nessa forma Bowser alem de ficar mais poderoso e quase invencível também ganha uma aparência sinistra. É o chefe final do jogo Super Smash Bros. Melee, era um vilão no final unindo-se à Mewtwo e Ganondorf de Pokemón e The Legend of Zelda (apesar de Mewtwo não ser considerado um vilão). Giga Bowser também fez uma aparição em Super Smash Bros. Brawl como o Final Smash de Bowser, quando Bowser pega alguma Smash Ball no jogo ele pode se transformar temporariamente em Giga Bowser. Giga Bowser reaparece em Mario & Luigi Bowser's Inside History, mas não de aparência mostrada em super Smash Bros. Melee. É simplesmente Bowser em tamanho maior, onde há uma jogabilidade e Bowser desse tamanho luta com torres, castelos e trens com as mesmas habilidades de seu tamanho normal, mas o ambiente e o fato dos oponentes também lutarem é uma desvantagem. Mas o jeito de Bowser se tornar Giga Bowser é diferente, em Super Smash Bros. Melee ele virava um troféu e o troféu era atingido por descargas elétricas, já em Mario & Luigi Bowser's Inside History se ele era esmagado por algo grande e seus sinais vitais começavam a falhar, Mario e Luigi entravam numa sala em seu corpo e lançavam adrenalina em seu corpo e isso faz com que ele crescia.

Em New Super Mario Bros.Wii, em seu confronto contra Mario, Bowser adquire uma forma gigante, que só pode vencida quando é apertado um botão que está no final da sala do chefe.


Bowletta

Aparece apenas em M&L:SS, quando a alma de Cackletta consegue posse do corpo inconsciente de Bowser.


Meowser

A versão "gato" de Bowser. Aparece apenas em Super Mario 3D World.

King Koopa


Nos desenhos animados produzidos pela DiC Entertainment existe uma versão diferente do Bowser chamada King Koopa (Rei Kopa no Brasil) cuja a aparência é bem diferente da do Bowser apresentado nos jogos. O King Koopa caracteriza-se por ser todo verde, careca, usa uma coroa na cabeça e tendendo a ter um corpo mais reto do que corcunda. Porém apesar dele e Bowser serem o mesmo personagem muitas pessoas os consideram como personagens diferentes devido suas aparências.

NOTA: o sucesso dos desenhos animados do Mário produzidos pela DiC foi tanto nos Estados Unidos que ele acabou gerando um programa infantil chamado King Koopa's Kool Kartoons, estrelado pelo King Koopa.


Presidente Koopa

No filme Live-Action de 1993, Koopa foi interpretado de uma forma bem diferente pelo ator Dennis Hopper. No filme ele é um Tiranosauro, que evoluiu até se assemelhar à forma humana. E, durante uma cena, ele é chamada de Presidente por um de seus capangas. Apesar disso teve recepção até favorável da crítica.


Habilidades

Embora sua ultrajante força física,suas bolas de fogo e seu Fire Breath (bafo de fogo) sejam suas habilidades mais conhecidas, Bowser possui várias outras capacidades:Mario Party Advance
Thunderbolt
Rock Head (uma pedra com o formato da cabeça de Bowser cai do céu)
Lava Torrent (um geiser de lava surge no local do jogador, arremessando-o longe)Super Mario RPG - The Legend of the Seven Stars
Terrorize (conjura um Big Boo)
Crusher (conjura uma estalagmite)
Poison Gas (conjura uma nuvem de gás)
Bowser Crush (um Mecha Koopa gigante que atropela todos os inimigos da tela)

Yoshi's Island
Rock Fall (Faz pedras caírem e quebrar o chão)
Fire Launch ( Lança bolas de fogo direto no personagem)Super Mario 64
Teletransporte
Fire Breath
Fire Ball (atira pequenas bolas de fogo teleguiadas)
Super Jump (ele dá um imenso salto que faz a arena virar)

Mario & Luigi: Bowser's Inside History
Punch
Roller Punch (Bowser dá um soco enquanto anda)
Flame (Uma chama poderosa que ataca inimigos terrestres)
Ground Pound (Bowser se joga para o alto e cai com o dobro de seu peso)
Spiny Ball (Bowser se torna uma bola de espinhos que pode escalar paredes)
Vacuum (Bowser engole itens e inimigos,assim os deixando com Mario e Luigi)

Sabe-se que Bowser possui outras habilidades mágicas ainda não mencionadas.


Cameos (aparições em outros jogos)

No jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, no local onde Zelda é encontrada, há em uma janela figuras de personagens da série Mario, entre eles Bowser, Peach e Yoshi. Além disso, Malon e Talon, os proprietários do Lon Lon Ranch, usam broches com a forma do rosto de Bowser.
Em Tetris (versão NES) Bowser pode ser visto no final do jogo, assim como outros personagens da Nintendo.
Na versão de SimCity para SNES, Bowser aparece como um dos desastres naturais que destrói a cidade, parodiando Godzilla.
Em Nintendogs há um brinquedo de Bowser em um kart que parece assustar os cães.
Em Pikmin 2, aparece uma figura dele em uma caixa de fósforos.
No fã-game Super Magro World (uma paródia do Super Mario World protagonizada por Seu Madruga) ele aparece como chefe final do jogo.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Luigi

   Luigi (ルイージ, Ruīji) é um personagem fictício de videogames produzido pela Nintendo. Criado pelo designer de jogos Shigeru Miyamoto. Luigi é o irmão levemente mais novo de Mario que é mascote da série, ele é o seu companheiro em vários jogos.

   A primeira aparição de Luigi se deu no jogo Mario Bros. em 1983, como personagem controlado pelo segundo jogador. Ele manteve esse papel em Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e outros títulos. O primeiro jogo em que estrelou como personagem primário foi Super Mario Bros. 2. Luigi protagonizou o jogo educativo Mario is Missing!, e mais tarde repetiu o papel em Luigi's Mansion, jogo lançado para o Gamecube em 2001. Nos dois jogos, é colocado no papel de herói porque Mario, o protagonista normal da franquia, precisa ser salvo.

Aparições

   Luigi apareceu em todas as Spin-offs da serie Mario. incluindo: Mario Kart, Mario Party e Mario Sports. Apareceu em todos os jogos de RPG da série também.

   Em Super Mario Bros., Luigi era apenas um personagem para poderem jogar no modo "2 Players", tinha a mesma cor, velocidade e poderes de seu irmão Mario. A primeira grande mudança fora em Mario: The Lost Levels onde Luigi podia pular mais alto que Mario.

   Em Super Mario Bros 2, Luigi teve sua aparição diferente da de Mario. Além de pular mais alto que seu irmão, era notavel que o personagem era mais alto e magro.

   Em Super Mario 3 Luigi voltou a aparecer como personagem secundario, para ser jogado no modo Multiplayer, desta vez luigi não tinha habilidades diferentes e sua aparência era levemente alterada somente pela cor.

   Luigi é retratado em Super Mario World novamente apenas com cor alterada, dando a entender que seja uma espécie de irmão gêmeo de Mario. Porém na versão de Mario All-Star Luigi mostrava ser mais alto e magro.

   Luigi também aparece em Super Mario Galaxy. Quando Bowser sequestra o castelo de Peach, todos se perdem no espaço e Luigi fica preso em Ghostly Galaxy e pode ser habilitado.

   Luigi retorna em New Super Mario Bros Wii. Onde ele junta-se a Mario e Yoshi para salvar o Reino Cogumelo de ser governado por Bowser. Possui os mesmos atributos físicos que em Mario Galaxy.

Conceitos e criação

   O evento que liga a criação de Luigi começou em 1982, durante o desenvolvimento de Donkey Kong, quando Miyamoto criou Mario na época conhecido como "Jumpman" com a idéia de que podia usa-lo no futuro em diferentes papéis.

   Miyamoto foi inspirado pelo jogo "Joust" para criar um jogo com dois jogadores simultâneo, que o levou a criar Mario Bros em 1983, com Luigi como segundo personagem jogável. Há um rumor de que o nome de Luigi foi criado a partir de uma pizzaria que ficava perto da Nintendoamericana em Washington. Miyamoto observou que a palavra rujii significava similar em japonês, e foi adotado Luigi como nome por causa da semelhança já que nessa época o personagem era apenas diferenciado pela cor.

Jogos Próprios

Luigi's Mansion

   O jogo começa quando Luigi ganha uma mansão em um sorteio que nunca participou. Ele contou a seu irmão Mario para se encontrarem e celebrarem a vitória. Mario foi antes até a mansão e acabou desaparecendo. Luigi começa então sua aventura atrás de Mario por uma mansão mal-assombrada.Nessa aventura Luigi encontra um caçador de fantasmas chamado Professor E. Gadd que lhe ajuda e dá para Luigi o Poltergust 3000.E assim ele começa sua própria aventura

Luigi's Mansion : Dark Moon

   Luigi's Mansion tem uma continuação adaptada para o Nintendo 3DS titulada Luigi's Mansion: Dark Moon em que Luigi retorna ao papel de caçador de fantasmas, mas desta vez ele é chamado pelo Professor E. Gadd em sua TV e explica que ele está em outro lugar : o Vale da Sombra (Evershade Valley), onde a Lua Negra (Dark Moon)quebrou e Luigi terá de encontrar os pedaços que estão escondidos nas cinco mansões do Game. Luigi ganha nessa continuação o Poltergust 5000 que é um aspirador de fantasmas e uma lanterna ao mesmo tempo, evolução do usado no 1º game. Luigi's Mansion: Dark Moon terá mais uma torre (ScareScaper) que terá jogatina multiplayer Ação e Aventura.

New Super Luigi U

Luigi também assume o papel de protagonista em New Super Luigi U, jogo que é uma DLC de New Super Mario Bros U, mas com todas as fases refeitas e Luigi no papel principal.

Baby Luigi

Baby Luigi é a versão de Luigi quando ele ainda era um bebê, similar com Baby Mario. Ele apareceu primeiramente em Super Mario World 2: Yoshi's Island,quando foi raptado pelos Toadies de Kamek The Magikoopa,que seria resgatado por Yoshi e Baby Mario mais tarde.

Mario



   Mario (マリオ, Mario) é um personagem fictício da franquia e série de jogos eletrônicos Mario da Nintendo, criado pelo desenvolvedor e designer de jogos eletrônicos japoneses Shigeru Miyamoto. Servindo como mascote da Nintendo e protagonista homônimo da série, Mario já apareceu em mais de 200 jogos desde sua criação. Apesar de, originalmente, aparecer apenas em jogos de plataforma, começando com Donkey Kong, Mario constantemente aparece em variados gêneros de jogos eletrônicos como corrida, puzzles, party, role-playing, luta e desportos.

   Mario é retratado como um encanador italiano baixinho e rechonchudo que reside no Reino dos Cogumelos. Ele repetidamente tem a missão de resgatar a Princesa Peach, do vilão Bowser e impedir seus diversos planos de destruir e dominar o reino. Mario também tem outros inimigos ou rivais, incluindo Donkey Kong e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.

   Como mascote da Nintendo, Mario é o personagem mais famoso da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 520 milhões de unidades no mundo inteiro.

Conceito e criação

  Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline, substituta de Olívia Palito, do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que bastou para se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto,Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3).

Aparência

   Na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada depixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade de pixels) com carateristicas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi.

  Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão vermelho e uma camiseta azul para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma textura que o fez ter um ar de manufaturado(feito a mão) .