segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Spacewar


   Em 1961 estudantes do Massachusetts Institute of Technology criaram SPACEWAR para o pc (DEC PDP-1) da época que era enorme, ele ocupava uma mesa inteira e custava milhares de dólares.

    Os criadores não pensavam em ganhar dinheiro com esse projeto uma vez que os computadores não eram algo popular

   Na verdade, tudo começou como um desafio para Russell: com o novo computador dotado de transistores ao invés de válvulas e uma tela (peças de luxo na época), o TX-0, conhecido como Tixo, eles decidiram fazer o que ninguém mais fez por eles: transpor a ficção científica da literatura para uma outra mídia.

   O TX-0 acabou sendo abandonado pelo PDP-1, recém-adquirido pela faculdade. Ainda mais rápido que o TX-0 e igualmente programável, ele era o sonho dos garotos. E poderia ser ligado instantâneamente, ao contrário de seu predecessor, que precisava de uma manhã inteira para aquecimento interno. Eles queriam criar algum tipo de demonstração, e por isso criaram algumas regras que seu programa deveria seguir:
Deveria demonstrar as capacidades do computador, usando quase todo seu potencial
Deveria ser interessante e interativo (diferente toda vez que rodado)
Deveria envolver o usuário de maneira atrativa e prazerosa - ou seja, deveria ser um jogo

Os jovens então criaram duas naves, uma rotina para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento. Eles queriam também adicionar um "botão de pânico para emergências", e assim nasceu a tecla Hiper-Espaço. O último toque seria a estrela no meio do campo de batalha, que gerava um campo gravitacional que poderia tanto atrapalhar ou ajudar, dependendo da astúcia do jogador.


Abaixo um link para quem tiver interesse em testar o game original em seu browser:

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